O RESGATE CULTURAL NA LITERATURA DE CORDEL: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por que essa literatura não é trabalhada nas escolas?  Por que as crianças não conhecem a Literatura de Cordel? Será que é desinteresse  das  crianças  ou  do  corpo  docente,  que  não   conhece   o   assunto? Nossa proposta é apresentar a Literatura de Cordel como um problema de falta de cultura, em nosso país, pois ela faz parte da nossa história.  Por esse motivo  devemos  procurar,  tenazmente,  resgatar  esses  traços  de  nossa   cultura popular.

2 Respostas

  1. A literatura de Cordel possui linguagem simples, um modo coloquial com uma proximidade do modo de falar do povo nordestino. Foi trazida pelos Portugueses(Seculos XV e XVI), sua produção é tipicamente no Nordeste do Brasil.
    Quero deixar uma sugestão para o grupo:
    Aproveitem o espaço que vocês possuem no Blog e desenvolvam projetos para construção de Literatura de Cordel, por que talvez o “Corpo docente” não tiveram a mesma oportunidade de apreciar o assunto, pois estamos na região Sudeste e costumamos privilegiar nossaspropria cultura, por que ja conhcemos. Que tal vocês mostrarem como se faz Literatura de Cordel na pratica, através do Blog.
    Dica: Para começar, façam uma visita na estação de metro Praça da Sé, existe uma exposição sobre o tema.
    Boa Sorte!

    Márcia

  2. Olá, li sobre o tema no seu blog e conheço pouco sobre o assunto, gostaria de parabenizá-la e dizer que vocês deveriam colocar uma introdução sobre o tema para conhecermos mais.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: