A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Acreditamos que o aluno só saberá a importância da leitura, se criar o hábito e sentir o prazer em ler, porque a literatura é a representação de uma cultura. Ou seja, estar em contato com a literatura é aprender um pouco de uma cultura. Então, porque não introduzir desde cedo, antes mesmo do período de alfabetização, a literatura infantil nas escolas? Porque não ensinar a ler e escrever por meio de histórias culturais? Será que assim não estaríamos formando além de crianças alfabetizadas, leitores assíduos, bons escritores e profissionais criativos?

About these ads

4 Respostas

  1. Oi Aline, Lúcia, Marina e Maria,

    Gostei muito dos temas que vocês abordam no blog. Mas falando em literatura, quanto mais cedo a criança entra em contato com as histórias, com os livros infantis, com o mundo da fantasia ou imaginário, melhor será o seu desenvolvimento e mais rápido desperta para o mundo da escrita e torna-se uma pessoa criativa, reflexiva etc. Esse hábito deve ser cultivado desde o momento que a criança nasce e continuar na escola. Assim é o ideal, mas não é essa a realidade brasileira, então recai sobre as escolas a responsabilidade de criar esse hábito, tão saudável em nossas crianças. Acho até que deveria haver, diariamente, momentos dedicados só a leitura, principalmente nos anos iniciais.
    Parabéns meninas , amei.

  2. Oi meninas…

    Olha eu aqui de novo…
    rsrsrsrs…
    Realmente vocês escolheram bem os temas…
    A literatura tb é bastante importante para o desenvolvimento do ser humano…
    Como a Elisa comentou, por meio das histórias o indivíduo entra em contato com o seu imaginário, ajudando a desevolver o seu potencial criativo, a reflexão, a sua personalidade…
    Autores relatam que por meio das histórias é possível transmitir às crianças lições de ética, cidadania, companheirismo… ensinar o “certo” e o “errado”… Coloco estas palavras entre aspas por possuírem um significado relativo… O que é certo para mim, nem sempre é para o outro… Estou considerando como conceito de “certo” e “errado” aquilo que é pré-estabelecidos pela sociedade…
    No livro “a interpretação dos contos de fadas”, de Marie-Louise Von Franz, vocês poderão conhecer um pouquinho de como o Jung vê essa relação entre o desenvolvimento do homem com os contos de fadas…
    É uma leitura bastante interessante…

    Bom trabalho pra vocês!!!

    Beijos,
    Flávia.

  3. Olá meninas, concordo com os comentários acima, apesar de achar complicado, pois a tarefa de incentivar a leitura, não é só da escola. A família tem um papel muito importante nesse processo, e nós temos muitas famílias que não tiveram condições de aprender a ler. Com todas as dificuldades de incentivar a leitura, não podemos desistir desta tarefa de ensinar nossos alunos, pois o desenvolvimento da nossa sociedade depende da criação de seres pensanantes.
    Beijos,
    Rosana

  4. Professoras Aline, Edilúcia, Maria e Marina parabéns pelo dia do Professor ! espero que continuem com esse trabalho belíssimo e possam continuar colaborando com a formação continuada de todos os professores que estiverem em contato com vocês . Abraços . Prof. Dinéia Hypolitto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: