A IMPORTÂNCIA DO USO DA MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS

A música é um fator determinante na personalidade do indivíduo, uma forma de expressão social e cultural, contudo pouco valorizada. É sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade, portanto percebemos que vem perdendo espaço dentro da escola.  Acreditamos que é necessário fazer alguma coisa.  Mas o quê?  Como resgatar a importância da música no desenvolvimento da criança?  Por que a música não é tão valorizada nos tempos atuais?  Como despertar no aluno o gosto pela música?  Por que não utilizar a música na alfabetização?

 

About these ads

9 Respostas

  1. Olá meninas, vim visitar o blog, está maravilhoso, um dia vou ter um também.
    Logo de cara me interessei pelo texto sobre a música, sou um grande apreciador da música, muito eclético por sinal, aliás também me considero um músico, e volta e outra faço algum som no meu cavaquinho. Acredito que a música jamais deverá faltar na escola, e desde as séries iniciais ela deve ser trabalhada, e é claro, de forma séria, visando algum objetivo, alguma aprendizagem e não entregar instrumentos nas mãos das crianças afim de passar o tempo como aconteceu comigo na minha época da pré escola. A Música na minha opinião é a maior invenção artística do homem, é capaz de mudar conceitos, fazer-nos pensar, meditar, aprender, e também é lazer. E tem mais, criança adora fazer barulho, por que não aproveitarmos disto para ensinar?

  2. Olá meninas…
    Gostaria de parabenizá-las pelo blog, achei belíssimo… com post muito interessantes e criativos.
    Acho realmente importante utilizar a música para estimular os alunos nas séries iniciais, levando assim um pouco de cultura para esses alunos.

    Parabéns pelo blog… as imagens também são de extremo bom gosto.

    Beijos…
    Luana.

  3. Alô, meninas,

    Nesta nova versão você capricharam na arte… O blog tá bonito. E beleza, com já dizia o poetinha, é fundamental. Agora é animar-se e colocar muitos posts no espaço de vocês. E vamos ao assunto deste post: música.
    Na educação grega clássica, a matéria fundamental era música, compreendendo música stricto sensu, matemática, poesia e dança. Depois a matéria foi perdendo espaço até chegar ao que temos hoje: nada ou quase nada de educação musical. Houve um tempo (por volta de 1930) aqui no Brasil em que a música chegou a ter certa importância no ensino fundamental. O grande compositor Heitor Villa Lobos introduziu um programa de educação musical cujo carro chefe era o canto orfeônico. Num certo sentido, os alunos “faziam” música nas escolas.
    A educação musical provavelmente é a melhor maneira de desenvolver certas capacidades humanas muito necessárias: saber ouvir, ritmo, expressão corporal por meio da dança, desenvolvimento de uma imaginação capaz de articular som e representações de saberes e sentimentos, disciplina (sobretudo se as pessoas tiverem oportunidade de aprender a tocar um instrumento), apreciação da beleza (concretizada em obras geniais como as de um Mozart), sentimento de participação quando se canta com os outros, maior capacidade de percepção de diferentes sons (uma condição que pode melhorar muito o entendimento da fonética) etc. Além disso fazer e escutar música é uma atividade que pode proporcionar grande prazer às pessoas.
    Parece que há uma relação muito grande entre saber musical e saber matemático.Dizem alguns pesquisadores que fazer música pode melhorar muito a aprendizagem matemática. Não sei se isso é comprovado, mas vale a pena estudar…
    Músicos não gostam muito de idéias de usar música para aprender outras coisas. Concordo com eles. Acho que a música deveria ter um lugar próprio na educação escolar e não ser reduzida a um veículo para a aprendizagem de outras matérias ou competências. Aprofundem o assunto e coloquem mais informações sobre a matéria no seu blog. Abraço, Jarbas.

  4. Olá meninas…
    Puxa… O blog tá lindo!!!
    Parabéns!!!
    Os assuntos abordados são bem interessantes…
    Quanto ao tema música… Vocês “mandaram bem”…
    A música é uma forma de comunicação bem antiga, utilizada por nossos antepassados…
    Ela proporciona bem estar e interfere diretamente no interior das pessoas…
    Utilizá-la na educação é bem legal, mas o educador deve tomar cuidadoao escolher a música que irá usar para não ter o efeito contrario ao esperado…
    Este é um assunto que proporciona muitas discussões interessantes…

    Mais uma vez PARABÉNS!!!

    Beijo grande,
    Flávia.

  5. Olá Meninas eu adorei este novo Blog, pois trata do assunto que gosto e estudo muito- música. Estudei piano dos 7 aos 17 anos , e foi muito importante para a minha formação como ser humano e professora desde a educação infantil ao ensino médio.Sempre trabalhei com música junto aos meus alunos. Retomei os meus estudos de piano no ano de 1997 , e ainda acrescentei o teclado,para relaxamento e descontração. Não imagino que possamos viver sem a música, pois esta tem papel importante na formação do ser humano.Auxilia na concentração,coordenação neuromotora,socialização,respeito a si e ao grupo. O objetivo principal na formação da criança é torná-la sensível e receptiva ao mundo sonoro. Por meio da musicalização infantil estaremos formando futuros ouvintes, artistas ou pessoas mais sensíveis.Congratulo-me com vocês por lembrarem em seu blog desse recurso abençoado- a música.Parabéns! Abraços . Professora dinéia Hypolitto

  6. Olá meninas tudo bem ? aqui vai um som de batucada muito bom para vocês curtirem. http:/www.orapois.com/br/arquivos/06162005170419937g.swf Vou colocar o BLOG no meu site,pois está muito bom. Abraços e bom feriado. Prof. Dinéia hypolitto

  7. Olá meninas, adorei o conteúdo do blog e acredito que a música pode colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, se for ensinada de uma forma lúdica, na qual as crianças aprendam brincando com as cantigas de roda, e com isso podemos resgatar um pouco da nossa cultura.
    Parabéns!!!
    Beijos,
    Rosana

  8. Olá meninas, gostei bastante do blog, e também acho que a música é muito importante na construção do conhecimento. Estimula a criatividade, a imaginação, eleva a auto-estima na qual considero a base para o desenvolvimento mental do indivíduo.
    Parabéns , pelo belíssimo trabalho.

    Beijos, Karem Cristina Moreno Trigueirinho

  9. Olá meninas,

    Vcs não vão continuar. Algumas pessoas estão perguntando sobre música na ed. infantil. Vamos lá!
    Um grande abraço
    Elisa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: